sexta-feira, 27 de julho de 2007

Excepcionalmente triste.



Percebo que normalmente estamos anestesiados, nos desapontamos com os ramos mal podados mas não enxergamos a árvore por inteira, isso é compreensivel, a árvore é tão grande, nem tenho certeza se é possivel enxerga-la completamente, pensando bem, nunca conseguimos, pois de onde estamos não vemos o que esta por traz, não vemos o que esta por baixo, a raiz esta escondida, tentamos entender como ela funciona ou pelo menos deveria, mas embaixo da terra não sabemos o que esta acontecendo.
A árvore é o meu país, e eu não posso odia-la ou abandona-la pela inépcia, ou má vontade do jardineiro que eu mesmo escolhi! Mas como dói ve-la assim. Pagamos tão caro ao jardineiro e seus ajudantes e ela continua mal tratada. Desconfio que meu jardineiro na verdade esta alimentando os cupins!
Não podemos voar, não confiamos nem que vamos chegar, e ainda temos certeza que não chegaremos na hora certa. Não podemos dirigir, as estradas não tem segurança, estrutura, manutenção, fiscalização, pois esta ultima sabemos que procura mais extorquir do que fiscalizar. Meus país para.
Minha árvore teima em tentar crescer, seus jardineiros teimam em podar e "sangrar" seus galhos. Desconfio que eles não gostam de plantas, desconfio que eles querem roubar toda sombra, o que estão fazendo, um bonzai? Mas não entendo, um bonzai não da frutos suficiêntes para alimentar um homem, ele não pode proteger, deve ser por isso que os cupins se voltam para minha casa, não tem mais madeira, e eu ainda sou proibido de matar os cupins, eles não podem nem ser presos! Será que o meu jardineiro é na verdade um cupim?
Hoje eu vi meu jardineiro na televisão, agora ele só vai onde não pode ser vaiado, eu pago tão caro e não posso mais nem reclamar com ele! Minha garganta se fechou, meu coração ficou apertadinho, os olhos marejaram, e me senti envergonhado, como posso ser tão tolo, essas coisas sempre foram assim! Que inocência me aborrecer com isso! Mas depois senti a vergonha de ter vergonha. Afinal, gosto tanto dela. Pois apesar de tudo isso, minha árvore é tão bonita.

2 comentários:

Mara Toledo disse...

Você tinha razão; gostei do texto, é excepcionalmente triste assim como a situação do nosso país.
Que possamos fazer sempre a nossa parte e mais do que isso, que encontremos mais coisas para fazermos!
Beijo meu.

Unknown disse...

Apesar de excepcionalmente triste, é também excepcionalmente inteligente e crítico seu texto. Com as realidades vividas, indignar-se as vezes parece muito pouco. E intimamente sabemos que o é. No entanto, falar é sempre um bom começo para startar qualquer mudança.
Parabéns !!! Admiro a veia reflexiva com que escreve.

Elyni Porto Borges
elyni.psi@gmail.com